Pesquisar este blog

1 de jun de 2012

DICIONÁRIO DE AMAPÊS - A LÍNGUA FALADA NO ESTADO DO AMAPÁ

Cléo Farias de Araújo, em co-autoria com a sua irmã Maria Zenaide Farias de Araújo, está lançando a nova edição do seu Dicionário de Amapês – A Língua Falada no Estado do Amapá, uma compilação de mais de 2500 vocábulos que são predominantemente usados aqui no extremo norte, ou que aqui tenham um significado mais restrito e peculiar, daí a riqueza e importância desse trabalho que os autores vem desenvolvendo há bastante tempo.



Uma obra desse gênero, que registra o falar de uma determinada região, constitui-se em vasto manancial de consulta – e até de inspiração – para os amantes da linguagem, os pesquisadores, linguistas, compositores e estudantes. Mas de onde veio essa ideia de produzir um vocabulário dessa natureza?
 “Quando éramos crianças, ficávamos escondidos atrás de uma cortina que havia em casa ouvindo nosso pai conversando com seus compadres que vinham do interior. Como criança não participava dessas reuniões de adultos, acendia uma curiosidade, pois desconhecíamos muitas palavras e expressões que eles utilizavam. Então começamos a anotar uma palavra aqui, outra ali e o resultado está aí, já na segunda edição” – relatou-me ele, ao visitar a Biblioteca Pública para divulgar sua obra, que se constitui em um vitorioso projeto familiar de produção independente de livro, pois reúne, além dos dois irmãos autores, os filhos do Cléo que colaboram na editoração gráfica.

(Texto: Paulo Tarso Barros)




A nova edição traz inovações e mais facilidades de consulta, como a etimologia, a classificação gramatical, vocábulos de origem indígena das etnias do Amapá, culinária, exemplos de uso etc, como diz o professor José Guilherme de Souza Côrte.
                  

                                     
OS AUTORES

Serviços:


Data de lançamento: 6 de junho de 2012
Local: Centro Franco-amapaense, ao lado da Escola Danielle Mitterrand
Hora: a partir das 19h

FOTOS DO LANÇAMENTO

A obra será comercializada a R$ 25,00 e logo estará disponível nas bancas e livrarias

------------------------------------------------
Contato com os autores:


Fones: (96) 3222 2515 e 8801 6470

Nenhum comentário: