Pesquisar este blog

11 de mai. de 2012

HISTORIADOR FRANCÊS FAZ CONFERÊNCIA E LANÇA LIVRO NA UNIFAP


O historiador francês Laurent Vidal profere conferência sobre a história de Mazagão na próxima terça-feira (15), às 16 horas, no anfiteatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap). A conferência terá como base o livro “Mazagão – a cidade que atravessou o Atlântico”, publicado em 2008 pela editora Martins Fontes. A palestra será aberta à comunidade acadêmica e aos demais interessados no tema.


O evento é uma realização conjunta do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e do curso de graduação em Ciências Sociais, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.



Após a conferência, Laurent Vidal lança seu mais novo livro publicado no Brasil, intitulado “As lágrimas do Rio”. A obra trata de um capítulo da história brasileira, especificamente sobre o último dia da cidade do Rio de Janeiro como capital da república.

SOBRE A OBRA


No dia 20 de abril de 1960, o Rio de Janeiro se preparava para viver um dia decisivo: dentro de algumas horas, a cidade não seria mais a capital do Brasil. O poder iria se instalar em Brasília, novo símbolo da modernidade do país. Idealizador da mudança, o presidente Juscelino Kubitschek havia orquestrado as cerimônias destinadas a tirar da cidade o atributo de capital.Laurent Vidal se debruçou sobre esse dia especial, cujo desenrolar ele reconstitui quase hora a hora, após uma pesquisa minuciosa. O autor examina os arquivos de diversos jornais, entrevista testemunhas, dá voz não apenas aos atores do poder, regentes da partida, mas também à população, e traz à tona o que pensavam os cronistas e poetas, espectadores desse acontecimento cuidadosamente encenado, marco na história da Cidade Maravilhosa (Site da Editora)



Laurent Vidal é professor de história contemporânea na Universidade de La Rochelle e Diretor de Pesquisa em História na Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle). Suas pesquisas têm sido realizadas sobre o Brasil, com livros publicados sobre aspectos da história do país. Laurent Vidal já Lecionou na Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Os livros do professor Laurent Vidal podem ser encontrados no site da Editora Martins Fontes em http://www.martinsmartinsfontes.com.br/catalogo_det.php?id=1015


Fotomontagem: Paulo Tarso Barros

Texto:
Assessoria Especial da Reitoria
Fonte: http://www.correaneto.com.br/site/noticias/25383#more-25383


Nenhum comentário: