Pesquisar este blog

14 de dez. de 2007

NOVO LIVRO DA JANETE SANTOS




Inquietações é um livro que reúne a produção de três escritoras: Eliane Testa, do Paraná, Janete Santos, do Amapá, Luiza Helena, do Rio de Janeiro. Quis o destino (ou quiseram elas por força dos movimentos de suas histórias individuais) que se encontrassem em Araguaína, norte do Tocantins, e aí compartilhassem o desejo de uma escrita conjunta, dando corpo a um diálogo em versos, somando-se a outros diálogos e inquietações diante da vida e da linguagem.
Eliane é docente da área de Literatura Portuguesa e História da Arte; Janete e Luiza são linguistas. No cotidiano das tarefas do trabalho e da pesquisa académica, elaboram diferentes perspectivas em torno das dinâmicas da palavra que se torna verso ou discurso, que expressa estilo ou materializa formulações de natureza ideológica, as injunções da história e da memória do dizer. Partindo de distintas regiões geográficas e lugares teóricos, num percurso inverso ao do fazer divino, tentam transformar em verbo o que é corpo, em signo o que corresponde ao universo do sensível.
Como o leitor poderá observar, não há aqui a preocupação em produzir uma pretensa escrita feminina, fazendo convergir por força de um projeto político temáticas e estilos. O livro elabora-se, assim, sob a perspectiva da diferença, porque distintas são as histórias, ainda que as compartilhemos sob o mesmo sol.

Luíza Helena


Este é o novo livro da amapaense Janete Santos, atualmente lecionando na Univeridade Federal do Tocantins.

Contatos com a autora:



Vendas em Macapá na Banca do Dorimar (Centro)

Nenhum comentário: