Pesquisar este blog

26 de nov. de 2012

CABRALZINHO: LIVRO DISCUTE MITO DE HERÓI DO AMAPÁ




Dois jovens pesquisadores publicaram um trabalho sobre a história de Francisco Xavier da Veiga Cabral, tido por alguns historiadores e pela tradição como herói do Amapá.O livro promete sucitar debates e polêmicas. O tema é bastante controvertido e às vezes serve até como motivo de brincadeira entre algumas pessoas, que põem em dúvida o ato heróico do qual Cabralzinho foi protagonista.

SINOPSE (**)

LIVRO: CABRALZINHO – A construção do mito de um herói inventado na sociedade amapaense

Os autores Jonathan Viana e Diovani Silva anunciam o lançamento de uma nova obra sobre a história do Amapá. O livro “Cabralzinho: a construção do mito de um herói inventado na sociedade amapaense” vem contribuir para o preenchimento de lacunas na historiografia do Amapá.

Esta obra, que aborda o período de 1894 a 1900, tem como personagem principal Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Cabralzinho, que sempre foi retratado pela historiografia amapaense como o “herói do Amapá”, mas que nos últimos anos teve seu legado contestado por autores renomados.

Diante dessa situação é que os autores tiveram a ousadia de responder se Veiga Cabral é ou não um herói, e para isso, utilizaram duas vias. A primeira faz uma analogia de forma teórica, utilizando os escritos que existem sobre as concepções “do que é um herói?”, de sua simbologia e do que representa o mito deste “ser”.

No segundo momento, buscam a opinião da sociedade amapaense para saber se Cabral é considerado herói. E o meio foi o preenchimento de um questionário aplicado na cidade de Macapá e no município de Amapá (Macapá, por ser Capital e o município de Amapá por ter sido palco deste período histórico).

Diante destas informações é que os autores puderam concluir seus objetivos e assim apresentar de forma inédita ao povo do Amapá, outras informações para que se possa entender melhor este momento de nossa história. Utilizando ainda obras datadas de 1932 e 1950, além de documentos primários, contribuíram para complementar todas as informações necessárias.

(**)Jonathan Viana e Diovani Silva
Mais informações serão publicadas neste blog.Participe, opine, deixe seus comentários e os melhores serão publicados



LANÇAMENTO: 06/12/2012
HORÁRIO: 18:00 horas
LOCAL: Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda, na Rua São José, Centro - Macapá - AP

Contato com os autores:
(96) 9117 4277 Jonathan
ou (96) 9142 4575 Diovani
E-mail: diovani_13@hotmail.com 
________________________________
FOTOS DO LANÇAMENTO


Os autores doaram 3 exemplares da obra para o acervo da
Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda

Nenhum comentário: