Pesquisar este blog

6 de nov. de 2011

DO LADO DE CÁ – FRAGMENTOS DE HISTÓRIA DO AMAPÁ

A noite de 4 de novembro de 2011 foi marcante para os professores, que reuniram suas pesquisas históricas no livro Do lado de cá: Fragmentos de História do Amapá, organizado por Augusto Oliveira, Alexandre Amaral, Dorival Santos, Paulo Cambraia e Sidney Lobato.

Prefaciado pelo professor Mauro Cezar Bezerra, reúne 22 artigos de professores que esmiuçaram muitos aspectos – alguns pouco e outros quase que desconhecidos do grande público, trazendo à tona discussões, reflexões e muitas informações que foram coletadas ao longo das pesquisas desenvolvidas pelos nossos historiadores. O livro foi dividido em 4 partes: I – Tramas do poder: estratégias, projetos e governanças; II- As amarras do discurso: sujeitos e representações nas lutas político-sociais; III- Faces do preconceito: etnicidade, negociação e conflito; IV- A (re)produção da riqueza: alimentação, moradia e relações de classe.


Acreditamos que o livro vai atender a uma demanda cada vez maior, principalmente dos estudantes de nível médio e superior, que buscam avidamente os poucos arquivos e quase inexistentes fontes primárias que registram a nossa história.

Vale relembrar que outro livro já foi lançado, em 2009 - Amazônia, Amapá – Escritos de História, tendo alguns dos atuais organizadores também participado daquela obra, o que denota um projeto de divulgação mais amplo das pesquisas, antes restritas ao ambiente acadêmico ou confinados nos arquivos pessoais de poucos que os guardavam com “carinho”. Percebe-se que embora sejam incipientes os estudos históricos desta parte do Brasil, aos poucos vão surgindo novos recortes de múltiplos aspectos, principalmente sobre a época territorial, exploração econômica, com ênfase ao projeto de mineração da Icomi, conflitos rurais, relações transfronteiriças e outros temas peculiares à ocupação, colonização e desenvolvimento do Amapá.

É cada vez mais premente o surgimento desses estudos, baseados nas mais recentes metodologias de pesquisa, para que se tenham informações que correspondam aos fatos, pois há muitos boatos disseminados sobre acontecimentos marcantes da nossa história que servem de motivo de piada e, infelizmente, de tanto circularem, acabam se tornando como se verdadeiros fossem - caso  do famoso episódio de Cabralzinho durante o conflito do Contestado Franco-brasileiro, em 1º de maio de 1895, com diversas versões já produzidas e muitas dúvidas sobre o que realmente aconteceu;

Quando se reúnem pesquisadores das mais variadas tendências e com visões de mundo distintas, mais rica se torna a obra – que no caso desta Do lado de Cá, cujo subtítulo é bem sugestivo: Fragmentos de História do Amapá, é porque realmente foi intencional a junção desses artigos para comporem vários painéis, a exemplo do que também fez o professor João Renôr Ferreira de Cravalho, ex-reitor da Unifap, quando também publicou, em 1998, o seu livro Momentos de História da Amazônia (Leia mais em http://escritoresap.blogspot.com/search/label/Augusto%20Oliveira)

Foi emocionante a bela, expressiva – e merecida homenagem que os organizadores da obra prestaram ao decano professor Guilherme Jarbas, coordenador do curso de História da Universidade Federal do Amapá e que acompanhou a carreira da maioria dos autores presentes.

Ao completar 70 anos, Guilherme Jarbas deve se aposentar compulsoriamente do serviço público, mas os resultados do seu trabalho de 20 anos na Unifap é mais do que gratificante: já se tornou parte da História.

Autores dos artigos:

Paulo Cambraia, Janaína Camilo, Alexandre Amaral, Maura Leal, Sidney Lobato, Evelanne Alves da Silva, Carmentilla Martins,Wililiam Gaia Farias, Raimundo Nonato da Silva, Edson Brito, Tatiana Pantoja Oliveira, Cecília Brito Bastos, Simone Garcia, Allynne Távora Modesto, Kelly Leão Machado, Rafaele Costa Flexa, Dorival Santos, Ricardo Corrêa, Leonel Martins, Alexsara Maciel, Marília Nascimento, Ney da Costa, Augusto Oliveira, Ana Cristina Silva, Adalberto Júnior Ferreira Paz, Elke Nunes.
Fotos e texto: Paulo Tarso Barros - paulo.tarso@uol.com.br
__________________________________________

Contato com os autores:

Augusto Oliveira: (96) 9974 0999 – E-mail: oliv.augusto@uol.com.br

Um comentário:

Augusto Oliveira disse...

Ola meu querido amigo Paulo. Fico feliz e agradeço pelo seu empenho em divulgar e incentivar a produção escrita aqui no Amapá.Conte sempre comigo! Se fosse possível, gostaria que você trocasse o mail que está como contato para oliv.augusto@uol.com.br. Grande abraço!

Augusto Oliveira