AMAPÁ: VIVENDO A NOSSA HISTÓRIA
AUTORES:
Maria Emília Brito Rodrigues - emilia-ap@hotmail.com - fone: (96) 9127-9708
Marcelo André Soares
ESTRUTURA DA OBRA
Textos explicativos que possibilitam a conexão com a realidade próxima do aluno, fazendo do processo histórico um elo permanente entre passado e presente.
Problematização de temas inserida no corpo dos textos.
Glossário ao final do livro que favorece o hábito da consulta ao dicionário.
Apresentação de textos complementares e reportagens jornalísticas.
Seleção cuidadosa de imagens que acompanham os textos.
Análise cartográfica vinculada ao texto para a compreensão da noção de espaço e das transformações históricas.
Apresentação das letras das músicas regionais que resgatam a musicalidade como componente importante da compreensão social.
A cada capítulo, um conjunto de atividades possibilitando a maior interação entre conteúdos abordados e a realidade sociocultural dos alunos.
Criação de ícones para orientar os trabalhos:
- Para interagir com o tema: o aluno é convidado a relacionar o tema com aspectos da sua realidade social.
- Momento de investigar: a prioridade é a pesquisa do aluno, a investigação para que o conteúdo passe por um processo de aprofundamento.
- Mãos à obra! Os alunos expõem sua compreensão sobre o tema.
- Espaço cidadão: momento de integração dos alunos com a comunidade (ecoturismo em terras indígenas, violência no trânsito, patrimônio histórico, racismo o que diz a Constituição Brasileira).
Sugestões de atividades para diversificar os trabalhos considerando a realidade de cada comunidade escolar.
Sugestões de leitura para o aluno e o professor.
UNIDADES DE ENSINO:
• Nossos primeiros habitantes: passado e presente.
• O Amapá no contexto das grandes navegações.
• O Amapá na época da exploração colonial.
• Presença africana no Amapá.
• Da criação do Território Federal do Amapá aos dias atuais.
• O Amapá de hoje: construindo o futuro.
• Cultura amapaense hoje: a preservação do legado de nossos antepassados.
MERECE DESTAQUE
· Relacionamento da História com as demais áreas do conhecimento (interdisciplinaridade).
· Propostas de ações de cidadania.
· Exercícios de construção e reconstrução do conhecimento histórico.
· O aluno como agente ativo, participante e envolvido na sua própria aprendizagem.
Ficha técnica
Aluno
Formato: 20,5 x 27,5 cm
Impressão colorida
Capa envernizada
128 páginas
Professor
Formato: 20,5 x 27,5 cm
Impressão colorida
Capa envernizada
160 páginas
Representante: LIVRARIA AMAPAENSE
Av. Presidente Vargas, 217 C-Centro
Fone/Fax: (96) 3222-2652
e-mail: livmanfred123@hotmail.com
Fale com a autora:emilia-ap@hotmail.com - fone: (96) 9127-9708
Fonte destas informações:
EDITORA BASE
http://www.base-editora.com.br/ob_di_efsi2.php?di_efsi_id=34&ob_id=12
Nenhum comentário:
Postar um comentário