Pesquisar este blog

2 de mai de 2006

LITERATURA EM FOCO NO AMAPÁ

PROGRAMA LITERATURA EM FOCO
FAZ ESPECIAL NO AMAPÁ

Manoel Bispo, Elíude Viana, Gilberto Pinheiro (parte sup);
Paulo Tarso, Rui Guilherme e Fernando Canto (parte inf)
O jornalista e historiador amazonense Abrahim Baze, apresentador do programa semanal Literatura em Foco, que está no ar há oito anos através do Amazonsat, chegou a Macapá neste sábado, dia 29 de abril para fazer entrevistas com escritores do Amapá. A proposta do programa é mostrar um painel sobre a produção literária da Amazônia e quais os principais representantes das letras nos Estados.
No Amapá, foram convidados para participar dos programas os escritores: Rui Guilherme - autor de Leilani, retrato de uma obsessão (romance, 1988) e Carta de amor e de ódio (contos, 2005); Manoel Bispo - autor das obras poéticas Cristais das Horas (1978); Mental real (1986); Canto dos meus cantares (1990); Intátil (2002) e Amostra grátis (2005); Elíude Viana – autora, dentre outras, das obras poéticas Vestes da alma (1997) Era uma vez... Historinhas do Amapá (1997); Das páginas arrancadas (1998); Fernando Canto – autor, dentre outras, de Os periquitos comem manga na avenida (1984); Telas e quintais (1987); O Bálsamo (1995); Equinócio (2005); Gilberto Pinheiro - autor de O tatu (1996) e centenas de artigos e crônicas sobre a Amazônia e Paulo Tarso Barros - autor, dentre outras, das obras Poemas de aço (1995); No dentro de mim (1985); Existencial do pássaro migratório (1997); Apontamentos de literatura amapaense (1998) e O benzedor de espingarda (1988), presidente da Associação Amapaense de Escritores - Apes, que fez os contatos, prestou toda a assistência e forneceu material bibliográfico de pesquisa, durante as gravações das entrevistas, à equipe do Amazonsat, canal pertencente à Rede Amazônica de Rádio e Televisão.
Os programas foram gravados em locais turísticos, como o Trapiche Eliezer Levy, Fortaleza de São José e Monumento Marco Zero do Equador, pois um dos objetivos dessa série e da Rede Amazônica é divulgar, além dos escritores e suas obras, o potencial turístico e os belos locais existentes no Amapá, já que o programa é assistido em qualquer parte do Brasil via satélite, além de estar disponível no site
http://portalamazonia.globo.com/amazonsat.
Abrahim Baze, um pesquisador renomado, autor de 16 livros, criador de vários museus em Manaus, está à frente do programa Literatura em Foco há quase oito anos e já entrevistou centenas de autores. Ele faz parte da Academia de Letras do Amazonas, Associação Nacional dos Escritores e é o mais novo integrante da Associação Amapaense de Escritores, por ter relevantes serviços prestados à literatura brasileira e amazônica, tanto na condição de autor como na de divulgador. Por ser um especialista em história e profundo conhecedor da região, Abrahim realiza entrevistas consistentes, de longa duração (45 minutos), que abordam os aspectos mais importantes da vida e da obra dos autores, proporcionando aos telespectadores um conhecimento mais profundo das personalidades representativas da literatura brasileira que atuam na Amazônia, onde atualmente se produz obras de qualidade, tendo como representantes mais conhecidos Márcio de Souza, Thiago de Melo, Aníbal Beça, Zuenir Ventura, Milto Hatoum, Paes Loureiro, Benedito Nunes e outros. No Brasil, apenas dois canais exibem programas específicos sobre Literatura: a TV Sesc/Senac, canal 3 da Sky (programa Mundo da Literatura) e o Amazon Sat (Literatura em Foco).
Esta é a segunda vez que o Amazon Sat faz um programa especial sobre a literatura do Amapá com o apoio da Associação Amapaense de Escritores – Apes (
http://www.escritoresap.blogspot.com). O primeiro foi gravado há cinco anos, em Documentos da Amazônia, num roteiro escrito por Paulo Tarso Barros e pelo jornalista Édi Prado, com direção de imagem de Júlio Duarte, onde se traçou um histórico completo da produção literária do Amapá desde a época do padre Júlio Maria de Lombaerde (1878 - 1944) até os novos escritores.
Os cinco programas gravados serão exibidos nos próximos meses através do Amazon Sat (aqui em Macapá canal 29) e serão divulgados os dias e os horários em que irão ao ar.


Texto: Paulo Tarso Barros
http://paulo.tarso.blog.uol.com.br/


Nenhum comentário: