Pesquisar este blog

19 de nov. de 2010

ANTOLOGIA CONTISTAS DO MEIO DO MUNDO

1- Gilberto Pinheiro e Paulo Tarso
2- Ângela Nunes e Wilson Carvalho
3-José Maria, João Barbosa, Mary Paes e Manoel Bispo
4- (foto maior): Jonas Teles, Manoel Bispo, João Barbosa, Ângela Nunes, Gilberto Pinheiro,
José Maria, Paulo Tarso Barros, Alcinéa Cavalcante e Ricardo Pontes

1- Alcinéa Cavalcante
2 - César Bernardo e GIlberto Pinheiro
3- Ricaro Pontes e Ângela Nunes
4 - Sânzia Brito e José Pastana






LANÇAMENTO

  • DIA 26 de novembro de 2010
  • LOCAL: Teatro das Bacabeiras
  • HORA: 16h

A ideia principal do projeto é a publicação de várias antologias literárias de poemas, contos e crônicas tendo em vista a enorme dificuldade que alguns autores têm de conseguir publicar livros individualmente. Primeiro, pelo alto custo; segundo, pela falta de patrocínio, a precária distribuição e divulgação. Já uma antologia reúne muitos autores, e cada um já trabalha no mesmo sentido, ou seja, a somatória de esforços é canalizada com um só objetivo: a divulgação da obra.


Em 2009 houve o lançamento da primeira antologia, que reuniu 16 poetas contemporâneos e teve sua apresentação assinada pelo professor Manoel Azevedo, da Unifap.

Neste segundo volume, são reunidos 28 contos de 17 autores, dentre os quais o poeta e jornalista Alcy Araújo. A coordenação e organização do projeto ficou sob a responsabilidade de Manoel Bispo Corrêa, poeta, artista plástico e compositor de larga experiência nas artes e cultura do Amapá, que atualmente é o líder do Grupo Universo. Esta se constitui em uma obra que é um referencial na historiografia literária, pois trata-se da primeira antologia de contos a ser publicada no Amapá.

Ainda estão previstas os lançamentos de mais duas coletâneas: uma de crônicas e mais uma de poemas, o que deverá acontecer em 2011, dando oportunidades a autores que desejam mostrar suas produções.

Atualmente, várias universidades e escolas de nível médio estudam os textos de autores locais, cuja inserção no currículo está sendo feita gradativamente, pois ainda é muito pequena a produção local. Mas, com esse estímulo e o crescente interesse escolar, provavelmente dentro de pouco tempo teremos muitas obras literárias relevantes circulando aqui no Amapá. A cada vestibular da Unifap e UEAP, pelo menos 3 ou 4 autores são indicados como leitura obrigatória, o que acaba gerando uma correria em busca desses textos que nem sempre estão disponíveis.





Autores que participam da Antologia:
Alcy Araújo
Osvaldo Simões
César Bernardo
Manoel Bispo
Fernando Canto
Sânzia Brito
José Pastana
Carla Nobre
João Barbosa
Paulo Tarso Barros
Ricardo Pontes
José Maria
Jonas Teles
Gilberto Pinheiro
Joseli Dias
Ângela Nunes

Nenhum comentário: