Pesquisar este blog

25 de out de 2009

PO E T A S D O M E I O D O M U N D O


Está tudo pronto. No próximo dia 4, às 19h no Teatro das Bacabeiras, será lançada a coletânea de poesias do grupo Uni-verso, que reúne 16 poetas do meio do mundo.

A organização é de Manoel Bispo e a coordenação de Alcinéa Cavalcante, Ricardo Pontes, José Pastana, Rostan Martins e Manoel Bispo – que fazem parte da diretoria do Uni-verso e também do Clube dos Poetas.

Eles dizem que a publicação é o ponto culminante de uma empreitada intelectual e artística que se pretende vitoriosa. E contam que sempre se perguntavam o que fazer para se chegar à edição da produção que estava engavetada. A resposta veio com os encontros de poetas e escritores nos eventos culturais que tornaram próximos os que estavam eqüidistantes, no desenho panorâmico da diversidade cultural que nos assemelha.

Da aproximação surgiram as idéias; das idéias, a ação. E assim nasceu o Projeto Samaúma da Literatura Amapaense – Poetas, contistas e cronistas do meio do mundo, que até o final do ano lançará quatro coletâneas: duas de poesias, uma de crônicas e uma de contos.

Os poetas contemplados na coletânea de poesias que será lançada dia 4 são personalidades que entre suas preocupações procuram externar seu amor pelas nossas coisas e, no uso da sensibilidade, nos dizem verdades e fantasias em versos decorrentes das suas visões de mundo. “A visão de mundo de cada poeta estabelece uma espécie de riqueza abstrata que se insinua na cor estilística e na forma definida dessa arte de encantar palavras”, diz Manoel Bispo.









O Projeto Samaúma tem o apoio da Confraria Tucuju e do Governo do Amapá.

Aspectos do lançamento da obra no Teatro das Bacabeiras (Arquivo Paulo Tarso Barros)




Poetas que participam desta primeira coletânea:

Alcinéa Cavalcante

Carla Nobre

Fernando Canto

Herbert Emanuel

Jô Massam

João Barbosa

Jonas Diego

José Pastana )

Manoel Bispo

Mauro Guilherme

Obdias Araújo

Osvaldo Simões

Paulo Tarso Barros

Ricardo Pontes

Rostan Martins

Sânzia Fernandes

-----------
Texto de Alcinéa Cavalcante

--------------------------------------------------------------------------------

Apoio cultural:
ASSOCIAÇÃO AMAPAENSE DE ESCRITORES APES

Clique aqui e baixe livros de autores do Amapá

Nenhum comentário: