Carla Nobre e Paulo Tarso no hall do Teatro das Bacabeiras |
SOBRE O ADEUS E O ENCELADO DE SATURNO
(EDITORA SORTECCI-SP)
DE
CARLA NOBRE
DIA: 12/06/2007
AS 18:00h
NO HALL DO TEATRO DAS BACABEIRAS - MACAPÁ - AP
“Volto agora a tomar contato com Carla Nobre e leio os seus poemas reunidos em um livro que tem um título curioso. Encélado é o nome de uma das luas mais interiores de Saturno – planeta gelado que reflete quase toda a luz que recebe do Sol. Na mitologia grega, Encélado é o titã que junto com o irmão foi derrotado em batalha contra Zeus e a deusa Atena e enterrado sob o monte Etna – onde estão selados até hoje lançando sua fúria sobre a Terra.
Esse é o referencial simbólico escolhido pela autora para compor os cerca de vinte poemas que figuram no livro e que têm o amor e a saudade como tema. Não são “poemas dolorosos” em que se faz a exumação de um passado morto. São mais uma revisitação do que uma rememoração da vida. Veja-se como exemplo o “Poema gelado”, onde se diz que os amores mortos criam moradas eternas no interior dos amantes e passam depois a habitar o mundo das palavras.
São poemas marcados por um lirismo que não se esgota na esfera confessional, mas antes se espraiam por uma região que não possui uma geografia definida – habitam tanto o vasto território amazônico como o território caudaloso das palavras. Uma geografia bastante íntima e pessoal...”
OVÍDIO POLI JUNIOR – PREFÁCIO DO LIVRO
ESCRITOR E ORGANIZADOR DA OFFFLIP (PARATI-RJ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário