Pesquisar este blog

25 de abr. de 2008

RANILSON CHAVES LANÇA 4º LIVRO DE POEMAS E CRÔNICAS NA AVRA

Na platéia, professoras Dinalva Barros, Socorro Santos, 
Zaide Soledade, José Pastana e esposa Rita e Manoel Bispo.


Ranilson sendo cumprimentado pelos amigos



Ranilson e Paulo Tarso



Poetas prestigiam o evento



Professora Zaide fala sobre o autor e a obra






U.T.I. UM TREVO INTERIOR

Éste é o título do novo livro de poemas de Ranilson Chaves.

Ranilson Chaves é um vencedor. A vida não foi fácil para esse cidadão brasileiro que nasceu com 3 graves patologias cardíacas e, aos 33 anos, submeteu-se a uma complexa cirurgia em São Paulo - e já fez mais outras. Ele, que há dois meses perdeu sua mãe (a quem prestou comovente homenagem durante o lançamento), consegue extrair dessas adversidades o material dos seus livros. Poeta sensível, talentoso, persistente, não se deixou abater pelo desânimo. Prossegue sua jornada escrevendo, dando aulas e, sobretudo, sendo um exemplo de que a vida, que nos foi dada por Deus, é uma conquista de cada dia.

- Local de Lançamento: Sede da AVRA - Associação dos Vigienses, na Rua Odilardo Silva, 570, esquina com a Av. Pedro Baião - Bairro do Trem - Macapá - AP

- Data: 26 de abril de 2008 (sábado)

- Hora: 19:00h

Informações sobre o autor:

Ranilson Chaves da Silva, paraense, nascido na Vigia em 5 de maio de 1968, professor radicado em Macapá, publicou os seguintes livros:

A Felicidade ao ver dos Versos (poemas, 1998); O Mundo Desaba e eu Escrevo (poemas e crônicas) e Amar Amor – Os Versos que Faltam em Nós (poemas, 2000).



Contatos com o autor: 99118 4538

24 de abr. de 2008

RISALVA AMARAL - LANÇAMENTO DO LIVRO RETALHOS DA VIDA

Imprensa (Evandro Luiz, Alcinéa Cavalcante e Alcilene Dias)



Familiares e Convidados ao lado da professora Risalva





Professora Risalva Amaral



Manoel Bispo e Risalva Amaral



Professora Risalva e Paulo Tarso Barro

s

Paulo Tarso Barros falando sobre a autora




Com a presença de muitos convidados, equipe da EAP, imprensa, familiares e amigos, a professora Risalva Amaral lança seu segundo livro. A obra foi patrocinada pelo Governo do Amapá, através da Escola de Administração Pública, cuja biblioteca foi batizada com o nome da professora. Muito emocionada, a autora, de 88 anos, autografou vários exemplares, que foram distribuídos aos presentes.

19 de abr. de 2008

PROFESSORA RISALVA AMARAL LANÇA NOVO LIVRO DE POEMAS E CRÔNICAS

Professora Risalva Amaral










Risalva Freitas do Amaral nasceu em 5 de abril de 1920 na cidade de São Benedito – CE. Educadora pioneira no então Território Federal do Amapá, sempre se fez presente no mundo artístico-literário. Compositora de hinos e canções, autora de crônicas, poesias, artigos, publicou seu primeiro livro “Gotas do Tempo” em agosto de 2001.



A determinação de tocar os corações por meio das palavras fez com que essa autora produzisse sua mais recente e brilhante obra “Retalhos de uma Vida”. Cada página descobre o colorido de cada retalho que forma o caminho da vida contada através de crônicas e poesias.



A produção deste trabalho emerge das suas lembranças, dos seus ideais demonstrando os tempos vividos desde sua infância até a fase adulta, com a intenção de proporcionar ao leitor a maneira de ler com espontaneidade abstraindo de forma reflexiva para encontrar em cada idéia central uma lição de vida, um momento feliz.





O governo do Amapá, através da Escola de Administração Pública (EAP), realiza o lançamento do livro de poemas "Retalhos de uma Vida" da professora Risalva Freitas do Amaral, educadora do Amapá há mais de 40 anos.

A cerimônia de lançamento será no dia 24, às 16:00h, na biblioteca da EAP (Rua Amazonas, 20 - prédio do antigo Ceforh, na beira-rio), e contará com a presença da professora Risalva, familiares, amigos e apreciadores de suas obras. Todos estão convidados para o evento, onde haverá música, declamação de poemas e será servido um coquetel aos presentes. Entrada franca.

Fonte: site da EAP - www.eap.ap.gov.br

13 de abr. de 2008

VII SEMANA DE LETRAS DA UNIFAP

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS

CENTRO ACADÊMICO DE LETRAS – CAL


O primeiro curso a iniciar as “Semanas” para exposições de trabalhos artísticos e científicos e de formação profissional na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), foi o curso de Licenciatura Plena em Letras, no ano de 1993.

O mesmo teve uma grande importância na nossa universidade, pois abriu um novo período dentro da comunidade unifapiana, já que despertou o interesse também dos demais cursos a realizarem as suas respectivas “Semanas”.

A Semana de Letras começou com um grande desejo dos acadêmicos em mostrar os trabalhos produzidos em sala de aula aos demais colegas do curso, mas com o passar do tempo, esta “Semana” ficou cada vez mais glamourosa, chamando atenção não só da comunidade universitária, como também da sociedade amapaense.

Porém, por motivos desconhecidos, desde 1998, o evento não mais aconteceu. No entanto, o Centro Acadêmico de Letras – CAL/UNIFAP – está pronto para esta nova jornada, a retomada da Semana de Letras, após 10 (dez) anos de não realização e em comemoração aos 15 anos da primeira edição desse evento que representa um marco histórico para a nossa UNIFAP.



Local: UNIFAP

Período: 06 a 09 de maio.

Inscrições abertas no valor de R$ 25,00 para estudantes e R$ 35,00 para profissionais.





Contatos:

Marcela Vales (8116 1367)
Mayara Reis (9122 9513)


PROGRAMAÇÃO DA VII SEMANA DE LETRAS



Dia 06.05.2008 (terça-feira)

Tarde
16h: Credenciamento e inscrições.

16h: Cinel



Noite
18h: Abertura do evento

18h30: Mesa de Abertura

19h: Mesa-Redonda – Língua e Cultura: identidades e interações sociais

21h: Atração cultural



Dia 07.05.2008 (quarta-feira)

Tarde
15h – 17h: Mini-Cursos e Oficinas

17h30: Comunicação – Livre



Noite

18h: Abertura da Noite Franco-Americana

18h10: Mesa-Redonda: Literatura numa perspectiva interdisciplinar

19h30: Palestra – Língua Portuguesa é um mundo. Prof. Dr. Sírio Possenti (UNICAMP)

21h: Atração cultural



Dia 08.05.2008 (quinta-feira)

Tarde
15h – 17h: Mini-Cursos e Oficinas

17h30: Comunicação – Livre



Noite
18h: Abertura da Noite Luso-Brasileira

18h10: Comunicação – Livre

18h15: Palestra – Análise do Discurso. Profa. Dra. Fátima Pessoa (UFPA)

19h45: Atração Cultural



Dia 09.05.2008 (sexta-feira)

Tarde
15h: Mesa-Redonda – Formação Continuada de Professores: Frente as Novas Demandas da Educação.

16h30: Palestra – Por que devemos investir em questões lingüísticas em pleno século XXI?. Prof. Dr. Kanavillil Rajagopalan (UNICAMP)



Noite
18h: Abertura da Noite Popular Amapaense

18h10: Comunicação: Livre

18h30: Mesa-redonda – Literatura Amazônica: Vozes e Espaços.

20h: Atração Cultural

21h30: Festa

11 de abr. de 2008

CRIADOR DA REVISTA DE LITERATURA BRASILEIRA MORRE EM SÃO PAULO



Aluysio e sua esposa e secretária da LB, Esther Cremaschi Sampaio


NOTA DE PESAR

Nós, da Associação Amapaense de Escritores - APES, enviamos aos familiares, confrades e confreiras do nosso querido Aluysio Mendonça Sampaio votos de pesar pelo seu falecimento.
Aluysio era um amigo do Amapá e de todos os estados brasileiros. Através da Revista LB, criada, editada, finaciada e distribuída por ele, gratuitamente, conseguiu realizar um projeto arrojado, pioneiro e relevante, ao publicar os mais representativos escritores de todos os estados brasileiros. A ele nós agradecemos pela oportunidade de figurar na publicação com contos, poemas e artigos.
Intelectual com grande sensibilidade, foi um brasileiro que, como poucos, amou as letras e as artes e dedicou os últimos anos de sua vida ao seu grande projeto editando regularmente a Revista LB, que chegou a quase 50 números - um expressivo exemplo de longevidade nesse tipo de publicação em se tratando de Brasil.

Nosso adeus a Aluysio Mendonça Sampaio, cujo nome, além de figurar na nossa memória com gratidão e reverência, também está registrado, de forma honrosa, na história literária deste país.


Paulo Tarso Barros
Presidente da Associação Amapaense de Escritores - APES
www.escritoresap.blogspot.com

.............................

NOTA DA UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES

Faleceu Aluysio Mendonça Sampaio





Faleceu hoje, dia 11 de abril, em São Paulo, o jurista, escritor e poeta Aluysio Mendonça Sampaio, editor da LB - revista da literatura brasileira. Autor de vasta obra jurídica e literária e premiado pela Academia Brasileira de Letras. Exerceu a vice-presidência da União Brasileira de Escritores e outros cargos de Diretoria e do Conselho em várias gestões.

O velório será no Hospital Albert Einstein, a partir das 15:30 horas de hoje, entrada pelos elevadores panorâmicos, 4º subsolo, Av. Albert Einstein, 627 / 701, no bairro do Morumbi em São Paulo. Tel.: (11) 3747-1233. A cremação será amanhã, no Crematório Horto da Paz, Rua Horto da Paz, 191, em Itapecerica da Serra. Tel.: (11) 4666-5067.

A União Brasileira de Escritores prestará ao seu ex-presidente e associado as merecidas homenagens e dará conhecimento disto aos associados.



União Brasileira de Escritores